segunda-feira, novembro 10

Centro de Saúde de Avis

Pois é meus caros e caras visualizantes deste espaço.

O centro de saúde de avis atravessa possivelmente momentos menos bons.

Mas para já tem algo de bom! um Jogo!

O jogo do " vamos lá tentar descobrir em que porta é que seremos atendidos"...

Por falta de técnicos de saúde nas várias áreas, eis-nos em problemas.

sinceramente acredito em mais um ano... data até à qual o nosso 'querido e bem amado' governo central, fazendo contas muito apuradas vai concluir que basta os serviços funcionarem de 2ª a 6ª das 9 às 17.

E se alguém tentar protestar irão demonstrar pela política dos números de A+B que a medida será um sucesso!

21 comentários:

Anónimo disse...

No Centro de Saúde de Avis há neste momento vários Jogos, incluindo alguns Jogos de interesses.
Espero que o Pooloman não bata na porta errada à hora errada para não ter alguma surpresa menos agradável que poderá inclusivamente passar por apanhar com uma cadeira, atirada não se sabe por quem nem contra quem, mas que poderá acertar-lhe a si - que até não tem nada a ver com o que ali se passa - na cabeça.
O melhor é precaver-se e pelo sim pelo não, vá ao Centro de Saúde, mas sempre de capacete. Mais vale prevenir.

Anónimo disse...

sinceramente não percebi, talvez por há já algum tempo não me deslocar ao CSAvis (felizmente)!
Poolman, será que me pode esclarecer:
1. o centro de saúde atravessa possivelmente momentos menos bons?
2. o jogo do descobrir em q porta seremos atendidos?
a 1. talvez associada à falta de técnicos, mais ainda sem 1 médico, é isso? ou estará a escapar-me qualquer coisa?
em relação à 2ª questão, essa é que não apanhei mesmo nada....

Poolman disse...

:)

Tento explicar, pelo menos como utente.

Os serviços são afectados pela crise que o país 'não' atravessa e pela interioridade a que estamos sujeitos.
Incluindo a não contratação de técnicos de saúde (médicos, enfermeiros e outros.)

O jogo de qual a porta em que hoje sou atendido... esse eu próprio também não o percebo mas considero-o um 'bocadito' irritante.
Ora o atendimento é todo na Consulta Aberta (ex-SAP), ou então prantam um papel a dizer que é do outro lado... ou há papel dos dois lados :P que já me aconteceu e eu fiquei na dúvida onde poderia ser atendido.

Lá se resolveu as coisas... mas sinceramente, assim não fico satisfeito, muito menos de saber que mais não sou que um nº insignificante.

Mas há que acreditar que melhores dias virão!

Anónimo disse...

Realmente quem viu o centro de saúde e quem o vê, enfim palavras para quê?
toda a gente a sair, entre reformas e transferências, algo se passa. O que será?

Anónimo disse...

obrigado pelo esclarecimento, poolman!
os problemas que assolam o país, ou melhor a crise que dizem que o país atravessa já dura há algum tempo (anooooos)! quando aos cortes sucessivos e constantes, esses também já todos conhecemos! mas também que até Outubro vamos certamente ter direito a algumas benesses, para calar o pessoal!
Em relação ás portas, essa desconhecia!
Quanto às más notícias, tenho a dizer-lhe que infelizmente, tanto você como eu, para os nossos governantes que vivem na cidade, não passamos realmente de um n.º, que se parece mais com um 0 (zero)!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Ao ler estes comentários, não posso de manifestar a minha indignação como utente, o Centro de Saúde de Avis, tornou-se uma selva sem qualquer controlo, uma tristeza para quem a ele recorre, tal caos deve-se apenas a uma pessoa, o seu actual director, que (des)governa a seu belo prazer, sem dar ouvidos a quem quer que seja. É uma tristeza ver funcionários exemplares, com mais de 20,30 anos de serviço, sairem por não conseguirem lidar com situações que ali se passam. Mas o mais preocupante é que quem sofre as consequências somos nós, os utentes.
Uma tristeza!!!!

Anónimo disse...

Pois eu defendo o director que tenta mandar num grupo de pessoas que nada querem fazer. Uns reformam-se cedo (quem me dera!)São ricos, abafaram-se com dinheiro dos bancos (aí está a crise deles) e as suas mulheres reformam-se antes do tempo. Os enfermeiros andam todos uns contra os outros, agopra é o chefe joão a mandar, as auxiliares passam o dia a falar (sempre que lá vou, é só velas a consultarem-s e a tirar a nossa vez!) Coitado do director, dirigir a função pública é muito dificil e especialmente quando se deu com os pés ao PC. Esse é que é o gramde mal dele. Estes comentário são de comunistas. O CS para mim está be. é preciso educar as pessoas. e as pessoas estão vaõ ao centro por tudo e por nada. Viva o directpr que tem ainda muito que limpar...

Anónimo disse...

Ainda bem que há portas. Mesmo desfasadas. Pode ser que um dia se fexem todas e depois, e depois vamos ver.

Poolman disse...

pessoalmente acredito que até final do ano 2009, o centro passará a funcionar unicamente das 09 às 17 de 2ª a 6ª.

Anónimo disse...

O poolman e o anónimo das 19 de Novembro de 2008 7:46 andam muito bem informados. Mas quem os informa.e engraçado que quem se reforma ou vai embora são os bons os que ficam são os maus. Hije deram-me a ler uma ordem de serviço do director onde ele diz que faltam cerca de 70% dos funcionários adminsitrativos, entre os jovens reformados, os doentes e as put... Só estão 3 a trabalhar e até as louvou. Por isso decidiu que passe a haver só uma porta de entrada. Bem, decisões é que precisamos, pois indefinições é que não. Também me disseram que as pessoas que abandonaram o CS com as reformas fizeram-no concertadamente, sem avisarem ninguém e sairam sem sequer passarem o trabalho nem ao director nem ao enf joão nem aos adminsitrtaivos. E que não há nova chefe dos serviços adminisrivos. Concluo qye má fé, é de quem lá trabalhou e saiu sem sequer dizer onde estavam os dosiers, as chaves, tudo. Essas pessoas, pelo que me disseram querem fechar o Centro, assim como o antigo director que tudo fez para o fechar e levar tudo para ponte de sor, onde ele acabouu por ir. Mas onde sabe o poolman isso do novo horário? No centro ninguém sabe, ne o director pois fui-lhe perguntar. gosto de ir às fontes da origem

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Poolman disse...

Caro anónimo 20Nov1543 ( :P isto regista os acessos...)
Perspectivas de futuro meu caro... o novo horário é perspectiva de futuro.

Se tem por hábito ir à fonte... porque se dirigiu a um funcionário?
O director clínico não tem propriamente poderes para decidir os horários, nem as reformas nem tantas outras coisas que lhe imputam. (incluo a Unidade Móvel)

Pessoalmente estou-me borrifando para os que saem ou ficam,quero e desejo ter uns serviços em funcionamento.
Essa é a minha principal preocupação, apesar de até ao momento os comments neste espaço serem única e simplesmente ataques pessoais em conversas de quintal.

Tenho eliminado alguns comentários e continuarei a fazê-lo.

Relativamente aos 'maus' ficam, lamento não partilhar dessa opinião, partilho antes o pensamento que felizmente ainda alguns ficam e tenho a esperança que em alturas de necessidades sejam profissionais competentes, de resto a vida privada deles a eles diz respeito.

Relativamente a questões administrativas, através do site da CGA poderá ter acesso aos prestadores que se reformaram e inclusivamente as nomeações também estão no mundo da internet.

Ah... e mais meu caro... para quem se informa junto da fonte afirmar que '...pelo que me disseram...' mais não é do que 'fofoca'.

Lamentavelmente e uma vez que no seu comentário insurge o nome de um dos técnicos ao serviço nessa unidade ponderarei a eliminação do mesmo.




para o Anónimo 20 Nov16:28

Se tem certezas na afirmação que aqui escreve, existem locais próprios para o fazer, inclusivamente em Portalegre na ARS.
Aqui não é propriamente o local para isso.

Como tal foi eliminado o seu comentário.

Anónimo disse...

Como é que é possivel dizer-se tanto mal pela internet.
Se não houver uma união e um esforço para melhorar as condições de Avis, para os seus habitantes e visitantes qualquer dia desaparece do mapa.Com isso é que se deviam preocupar em vez de andarem a dizer mal uns dos outros. Com o fim de tudo e falta de condições dificilmente alguém sai a ganhar.

Anónimo disse...

Ontem, dia 22 de Novembro tive necessidade de me dirigir ao Centro de Saúde de Avis por causa de uma terrível gripe. Dirigi-me ao local habitual onde costumo ser atendido: à entrada do SAP, aí por volta das 19,15/19,20h. Estando a porta fechada, deduzi que o horário teria sido alterado no Centro de Saúde de Avis, aos fins-de-semana. Aproximei-me da porta e verifiquei que lá estava um papel indicativo do horário de fim-de-semana: das 09 às 20 horas. Como a porta estava fechada e não tinha qualquer outra indicação para eu me dirigir a outro lado no Centro de Saúde de Avis, regressei a casa sem compreender muito bem o que se passava. Hoje casualmente dei com este magnífico blogue, comecei a compreender o que se passava e para tirar dúvidas telefonei para um patrício que tenho em Avis para que ele me informasse do que se passava. E tal como aqui é denunciado, realmente as consultas ontem não foram na “porta” habitual mas na outra do atendimento normal. Pena é que na porta do ex-SAP não esteja escrita nenhuma informação de que quem precisar dos serviços do Centro de Saúde o deverá fazer pelo outro lado. Se duvidarem que isto é verdade e pensarem que é uma fofoquice de mau gosto, façam favor de ir lá verificar depressa antes que o Sr. Director se aperceba e vá a correr lá mandar pôr a sinalética respectiva.
Assim não se presta nenhum serviço de qualidade à população, não é verdade senhor director? E o senhor que é tão defensor da legalidade.
Informo ainda que fiz cerca de trinta quilómetros de ida a Avis e regresso à minha casa para nada. Não faço reclamação desta situação no “livro amarelo” com medo de represálias, quando tiver que voltar ao Centro de Saúde de Avis.
Pobre Centro de Saúde de Avis, quem te viu, que te vê e como ainda se verá.
Tenho saudades do tempo em que ali eramos recebidos como pessoas.

Anónimo disse...

por vezes fico indignado com as afirmações que por aqui leio (blogs em geral)! é interessante verificar que é sempre mais facil atirar a 1ª pedra a quem conhecemos! é mt mais facil, criticar este ou aquele dirigente, e não me refiro a algum em particular! só se consegue ver e valorizar as coisas más! eu sempre gostava de saber quantas destas pessoas que tanto criticam, fizeram alguma vez algo para melhorar a vida de quem cá vive? Quantos se manifestaram aquando do encerramento do centro de saúde? Não falo em criticar mas em fazer realmente alguma coisa? Quantos lutam pelas melhores condições de vida enquanto cidadãos, trabalhadores, filhos, pais, certamente alguns dos avós ainda lutaram... não foi?
aproveitem alguns segundos para reflectir sobre o estado geral do nosso distrito, país ou mundo... aproveitem, pode ser que consigam tirar algumas conclusões interessantes!

Anónimo disse...

uiii... Espera aí que a manifestação valeu de muito!

Igualmente atirámos a 1ª pedra ao director (quando ele nada podia fazer em relação ao encerramento)

Anónimo disse...

ninguém refere que seria o director a decidir sobre o seu encerramento ou não! se a manifestação não valeu nada, para mim significa apenas que a mesma não teve o peso que deveria ter tido!

não posso deixar de concordar com o anónimo do dia 22 de novembro, das 19:47: "Como é que é possivel dizer-se tanto mal pela internet.
Se não houver uma união e um esforço para melhorar as condições de Avis, para os seus habitantes e visitantes qualquer dia desaparece do mapa.", era a isto que me referia quando coloquei o comentário no dia 24 de novembro às 0h18.............

Poolman disse...

Em especial para os comentadores deste 'post' específico.

Meus caros antes de delatarem os factos e efectuarem afirmações menos próprias na praça pública, onde não estão abrangidos pelo 'falso anonimato' que consideram ter neste locais (blogs) aconselho-os a cautelas.

Em primeiro considerem uma simples situação que é...

Os vossos acessos a este espaço, bem como a entrada de comentários neste espaço fica registado no vosso local de trabalho.
Pelo que o vosso 'chefe(a)' poderá solicitar os acessos e os utilizadores que os efectuaram.

De forma alguma ataquei quem quer que fosse, (talvez exceptuando o Governo Central), sendo que este 'post' tem como principal função tentar alertar a comunidade para uma situação desagradável a todos os utentes de um espaço.

Tenho eliminado comentários menos próprios e ofensivos, continuarei a fazê-lo, uma vez que a nossa liberdade termina onde começa a dos outros e respeitinho é coisa bonita.

Olvido esforços na tentativa de agir a tempo, antes que seja tarde e ocorra o conjecturado por mim neste mesmo espaço.
Funcionamento da Unidade Local de Saúde de 2ª a 6ª das 09 às 17.
Mantenho o prazo de um ano para ocorrer essa situação.
Espero estar redondamente enganado, mas dos meus poucos anos a única coisa que tenho assistido é o país a resumir-se a Lisboa, Porto e Coimbra.

Solidário com todos os funcionários do Centro de Saúde (inclui Director) e tendo em atenção que mais não são que humanos, sei perfeitamente que dentro do sistema mais não são que um mísero número, pelo que se torna difícil a execução de procedimentos sobrehumanos.

Continuo a considerar que tudo o que desejo e espero que a comunidade também, é o acesso a cuidados de Saúde.

Continuarei a lutar pelo respeito pelo interior de Portugal e pelo cumprimento do Artº 64 da Constituição da República Portuguesa!

Anónimo disse...

Já há uns dias que por aqui não passava e pensava que este assunto já tivesse acabado. Mas vejo que continua a haver coisas muito esquisitas naquele Centro de Saúde: então uma ordem de serviço não é só para os funcionários do centro? é do domínio público? como é que o anónimo do dia 20 de Novembro das 15:43 teve acesso à ordem de serviço? diz ele que gosta de ir às fontes da origem. A minha pergunta é esta: então foi o Sr. director do Centro (fonte suprema das origens) que lhe deu a ordem de serviço a ler? Não me parece que seja um procedimento muito correcto, mas enfim, apesar de tudo acredito que se a tal ordem de serviço sempre existiu, quem a tenha lido e tenha aqui feito referência a ela tenha sido alguém lá de dentro do próprio centro, ou então seja tudo mentira,
Também não acredito que a minha patrícia recempromovida a chefe dos serviços administrativos tenha chamado uma colega que estava de férias para vir trabalhar aqui para a nossa freguesia de benavila. Se for verdade apenas revela falta de qualidades para dirigir os serviços coisa que eu não acreditopois que se até foi louvada, que deus seja louvado. Benavila não tem gente com falta de qualidades.
E a falta de competência de deixarem que um utente bata com o nariz na porta do sap e volte para casa sem ser consultado só porque nada indicava que a consulta era na outra porta? Tem razão o anónimo que disse que mais vale umas portas fechadas e outras abertas que todas fechadas mas assim é quase a mesma coisa que estarem todas fechadas. Se não morasse tão longe ia lá de propósito ver se já há papel nas portas. Cada vez peço mais a Maria, minha santinha protectora, que não adoeça ou que se adoecer que seja bem longe de Avis.
Concordo com o poolman pois que afinal é este o centro que temos por enquanto.

Anónimo disse...

Cheguei agora aqui para coscuvilhar mais um blog, que deste até eu gosto, fala por mim muitas vezes...
Só nao entendo mesmo nada dessa coisa do centro de saude. Eu estive lá quando a tv lá esteve para nao deixarmos fechar as urgencias e os internamentos...
Pedi e GRITEI por mais medicos para AVIS. O antigo director responsavel, deu á sola para onde convinha, os outros drs tambem puxam a brasa para a sardinha deles...
E NÓS???
Ainda temos 2 oportunidades, ou sobrevivemos na estrada de 30 e tal km, ou pateamos antes de nos levarem á estrada...
Serao as vilas assim tao boas ou está tudo parvo aqui por AVIS???

Será que a crise é a desculpa e quem precisa só pode cruzar os braços?

Desculpem pelo anónimito mas se desse a cara tambem tinha que dar o coraçao... e esse só partilho com quem eu quero ainda nao pago imposto nenhum por ter coraçao e olhem que se pagasse tava f...
o gajo deve ser tao grande e tao parvo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!