terça-feira, novembro 25

"Todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover" in CRP

Constituição da República Portuguesa
Lei Constitucional nº 1/2005 de 12 de Agosto
Sétima revisão constitucional


Artigo 9.º
(Tarefas fundamentais do Estado)

São tarefas fundamentais do Estado:

.....

c) Defender a democracia política, assegurar e incentivar a participação democrática dos cidadãos na resolução dos problemas nacionais;

d) Promover o bem-estar e a qualidade de vida do povo e a igualdade real entre os portugueses, bem como a efectivação dos direitos económicos, sociais, culturais e ambientais, mediante a transformação e modernização das estruturas económicas e sociais;



Artigo 64.º
(Saúde)


1. Todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover.


2. O direito à protecção da saúde é realizado:

a) Através de um serviço nacional de saúde universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito;


b) Pela criação de condições económicas, sociais, culturais e ambientais que garantam, designadamente, a protecção da infância, da juventude e da velhice, e pela melhoria sistemática das condições de vida e de trabalho, bem como pela promoção da cultura física e desportiva, escolar e popular, e ainda pelo desenvolvimento da educação sanitária do povo e de práticas de vida saudável.



3. Para assegurar o direito à protecção da saúde, incumbe prioritariamente ao Estado:

a) Garantir o acesso de todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica, aos cuidados da medicina preventiva, curativa e de reabilitação;

b) Garantir uma racional e eficiente cobertura de todo o país em recursos humanos e unidades de saúde;


….


4. O serviço nacional de saúde tem gestão descentralizada e participada.









Declaração Universal dos Direitos Humanos


ARTIGO 25.º


1 - Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.

5 comentários:

Anónimo disse...

acho que os nossos governantes deveriam mesmo ler mesmo a constituição da republica portuguesa com atenção!!!

Anónimo disse...

lol... deveriam mesmo ler a constituição da república, ups! foi um mesmo a mais....

Anónimo disse...

É pena mas esta lei só se aplica a quem nada faz, a não ser roubar, a quem ainda produz alguma coisa. é uma lei que dava pano para mangas.
Como os anónimos anteriores disseram: que os governantes deviam ler a constituição, como? se eles só sabem mentir verbalmente, não se metam nisso! eu pergunto o que está bem neste paraíso privado: saúde, emprego, alimentação,etc,. nada.
Eu só escrevi isto, para experiência, porque pecebo pouco de net e não sei se consigo enviar este comentário. por isso as minhas desculpas se houve algum erro da minha parte.

Anónimo disse...

Pronto eu sou o olho vivo, e consegui deixar o meu comentário, e em como o tema era saúde, da qual eu tenho previlégio de ter alguma, vou deixar aqui um comentário que é o seguinte: ando muito pelo campo tanto nesta zona de AVIS, como por muitas outras zonas e fico indignado com o que vejo por estes campos, autênticos cemitérios de ovinos,e não só, em linhas de água que dão directamente para a Albufeira do Maranhão. Então o que é feito do SEPNA, será que andam a ver quem muda o óleo do carro? ou será que isto não é um grande atentado contra a saúde púbica. Como a festa que fizeram na Herdade de Bráz Varela, que ficou lixo espalhado em cerca de 60 hc de terreno junto da barragem, durante 5/6 meses sem que alguém se preocupasse.
A bem da saúde, temos todos nós que se preocupar com estas situações, quem quer lixo que viva com ele mas não prejudique os outros.

Anónimo disse...

Os nossos desgovernantes, não deviam ler a constituição, não! devia era vir cá outro marquês com o tal barco rôto, mas não os levar só a eles, devia levar toda a escumalha que os rodeia.Ou então mandar vir a ETA.