quarta-feira, novembro 26

Centro de Saúde de Avis - Aviso

Por razões várias tive de efectuar uma deslocação ao Centro de Saúde e eis que compreendo algumas das alterações no funcionamento.
Os utentes agradecem a informação prestada pelo Gabinete de Documentação, Informação e Divulgação do Centro de Saúde de Avis.

Para evitar mal entendidos alguns dias após a entrada em vigor do novo modelo de funcionamento o Director, assina o Aviso para os utentes.

Foi afixado e de distribuição gratuita o seguinte aviso que este espaço passa a transcrever.

Aviso Centro de Saúde de Avis



Mantenho a minha opinião!
Quero 5 Médicos colocados em Avis!
E não que as alterações efectuadas por decretos reduzam essa dotação.

Efectuo esforços de cidania para o conseguir, se bem que acredito que não temos qualquer tipo de expressão... o que são 5000 pessoas... senão um número insignificante....


Espero que todos tenham a mesma preocupação... e agradecia que neste espaço deixassem de parte os ataques pessoais.

8 comentários:

Anónimo disse...

Quem é que consegue entender estas mudanças? Deixa de haver urgências para haver consulta aberta, agora pelos visto deixa de haver consulta aberta para haver consultas. Tanta mudança e nenhuma melhoria... Os médicos são cada vez menos, os serviços aos poucos vão sendo "cortados" e a população, quem pensa nela? Se uma pessoa tiver que recorrer ao Centro de Saúde numa situação de urgência o que faz? Marca consulta, espera pela sua vez e reza para que o seu médico esteja de serviço?
Os médicos são nitidamente insuficientes para "dar conta do recado" e quem paga são as pessoas. Se antes era possível marcar consultas no próprio dia, agora chega a haver situações em que é preciso esperar 2 semanas para ter vaga. E as freguesias? No caso que conheço antes havia consultas 2 vezes por semana e para as pessoas que precisassem agora há consultas uma vez por semana (quando o médico vem - sim, porque se algum médico estiver de férias não se pode ficar doente)e só para "x" pessoas. Até parece que estamos numa grande cidade onde pessoas de todas as idades e doentes (afinal supõe-se que seja por isso que se vai ao médico) quase têm que dormir à porta dos centros de saúde para ter vez. Pena é que só nos pareçamos com as grandes cidades nestas coisas.
É triste ver como as pessoas são cada vez mais esquecidas e desvalorizadas. Os serviços de saúde são essenciais para todos e não podem ser geridos à vontade de uma pessoa... Ou será que estas mudanças são ordens superiores? Tenho as minhas dúvidas...

Anónimo disse...

Pelo que é possivel prever, podemos deduzir que daqui por pouco tempo o titulo deste tipo de avisos deve começar por:
"Estimados clientes".
O alerta está dado.
Resta á população de Avis indegnar-se pela situação que se vem arrastando de uma maneira camuflada,com um objectivo final, o encerramento da unica unidade de saude num raio de 30 km em relação a sede de concelho.
Na verdade, infelizmente as pessoas, para certos senhores, não passam de meros numeros.

Anónimo disse...

Este é o caminho.
É fazer ver que realmente o n.º de médicos é insuficiente. Existem as extensões e a população é muito envelhecida.
Lutar para mais um médico sim, isso é importante, agora dizer mal constantemente dos que cá estão, isso não leva a lado nenhum.

Anónimo disse...

Porquê cinco e não seis ou quatro?

Poolman disse...

Cinco porque de momento é essa a dotação do CS de Avis.

Óbvio que se aumentar tanto melhor..

Mas isso é o mesmo que gastar o dinheiro do Euromilhões antes de o ganhar.

Se vir cá 5, já é óptimo, depois então luto por mais!

Anónimo disse...

Resposta ao jgarrinhas... não esteja preocupado com a palavra utente, uma vez que é recomendado pelas organizações, instituições, entre outros, o uso desse termo. E na minha opinião ainda bem, que eu prefiro ser utente/cliente e ser tratado como fazem as instituições de cariz privado (que até graxa nos dão e sabe tão bem), que ser tratado como a maioria das instituições públicas tratam.

Anónimo disse...

Para o anónimo de 10 de Dezembro: O facto é, instituições privadas tratam e engraxam os utentes/clientes, e isso até sabe bem é verdade, mas, e agora que são elas meus senhores, isso custa dinheiro, e isso é coisa que muitos utentes não possuem por estas bandas.
As instituições privadas são melhores que as publicas? Sim,a maioria pode dizer-se que são; As instituições publicas deixam muito a desejar na qualidade do atendimento? Sim, é um facto veridico mas não é regra geral, há excepções como em todo o lado.
Agora verdade verdadinha, a população do interior não tem condições para pagar o privado, por isso o mais provável é o aumento prematuro das instalações do cemitério para dar resposta aos utentes que ficarão de parte do sistema privado de saúde português.

Anónimo disse...

Agora temos lá dois Médicos!
Eu só se tiver mesmo a morrer é que lá vou! Um vê coisas onde não há, o outro mesmo que as haja não vê nada, ou finge que não vê.
Das funcionárias nem se fala, é vê-las a jogar ás cartas no computador de serviço ou então na internet a vasculhar tudo o que dizem sobre o centro de saúde e ainda ao telefone com as amigas horas a fio.
Se entra um doente é atendido com maus modos pois vai interromper ou o jogo das cartas ou a conversa que estava tão boa com as amigas.
Assim vai o nosso centro de saúde á mercê de uns quantos abutres e incompetentes.