Foi um movimento popular o originado pelo Mestre Orlando que decorreu pelo melhor.
Com sensivelmente 25 chocalheiros, deram inicío ao chocalhar das comadres pelas 19h30, tendo chocalhado a quase totalidade da vila de Avis, num percurso de sensivelmente 5 Kms e duração de 3 Horas.
Assim e apesar da chuva os chocalheiros cumpriram, as partidas foram poucas que neste tempo tudo pode parecer mal, então exceptuando em algumas partes o bate portas o certo é que a 'Francisquinha' que acompanhava os chocalheiros fez todo o trajecto em segurança, enquanto iam sendo chocalhadas as poucas comadres que se assomavam.
Para recordação fica a imagem da 'Francisquinha' devidamente baptizada pelo seu criador o Sr. António Henriques, e também uma imagem de parte do grupo de chocalheiros, logo que possível colocarei aqui um excerto de vídeo.
De notar que só existiu uma tentativa de furto da boneca em toda a noite.!
Os Chocalheiros eram de qualidade :D
Sei que se está a organizar o enterro do entrudo para 4ª feira de cinzas, esperamos conseguir fotografar para registar, logo que saiba alog mais informo aqui.
Um Bom Carnaval a todos!
1 comentário:
A chocalhada e do meu tempo pois ja tenho algumas decadas.
Relembrar e repescar as tradições, para que os mais novos saibam como era o nosso entrudo.
Primeiro eram as moças e os moços tentavam robar o boneco. Na quinta feira seguinte la iamos nos em bandos com os chocalhos pelas ruas da vila a correr atras das moças a chocalhalas.
Manuel Vicente Freire Viana
P.S.Parabens ao mestre Orlando e companhia
Enviar um comentário