sexta-feira, outubro 9

A 16 horas do fim da campanha e a 48 horas do Escrutínio

A sensivelmente 16 horas do fim da campanha 48 horas da abertura das mesas de voto e a sensivelmente 60 horas de se saber os resultados... deixo aqui dois quadros com dados das eleições anteriores.

Câmara Municipal - Votação



Assembleia Municipal - Votação

.
Dados retirados do site eleicoes.cne.pt
.
.
.
E já agora aproveito e após copiar as listas afixadas no tribunal para colocar mais uns números
Caro vizinho Do Castelo... os meus nºs são diferentes, mas também apanhei cá um aborrecimento naquela parede do tribunal...

Média de Idades

A notar o número de corajosos que dão a cara pelas listas e pelos programas apresentados que perfazem um total de 337 pessoas num universo de 4086 eleitores.

A todos um bem haja por participarem para a melhoria deste concelho!

14 comentários:

jarmando disse...

Excelente trabalho.

Anónimo disse...

Congratulo-me com a divulgação destes quadros.Imagino o trabalho que terão dado mas está um trabalho interessantíssimo. Os meus parabéns.
Será que alguém ISENTO me poderá dizer o seguinte: estará mais próximo ( em número de votos) o PS de eleger o segundo vereador ou estará o PSD mais próximo de eleger um vereador? Já agora...ou estará a DCU mais próxima de leger os cinco vereadores?
Seria interessante sabermos em tempo útil!

Jarmando disse...

Não sei se me considera isento, uma vez que faço parte de uma lista pelo PS mas aqui vai.
Tendo como base os resultados de 2005, é o PS quem está mais próximo de eleger mais um vereador.

Distribuição de mandatos
--CDU-----PS-----PSD
1,821----843----390
910.5----421.5---195.0
607.0----281.0---130.0
455.3----210.8---97.5
364.2----168.6---78.0
Mandatos
----4------1-------0

Se analizar com algum cuidado os dados acima, chegará fácilmente a essa conclusão.

De qualquer das formas, esta é uma apreciação muito crua, que não inclui vários factores que podem ter influência no resultado final, ainda assim é a única refência efectiva que temos.

Anónimo disse...

A verdade sobre a Lactogal é que em tantos anos em que a empresa cá esteve, nunca a Câmara da CDU procurou saber se precisavam de alguma coisa, o que é que era necessário para manterem os postos de trabalho e criar riqueza no concelho. Só após a decisão de saírem é que aqui d'el rei a culpa é do governo. A culpa é sempre de alguém menos da CDU. Perguntem a quem manda na Lactogal porque é que saíram de Avis. A moção, tal como foi apresentada, só serve para fazer política e aqui o que interessava era manter a fábrica e isso não foi feito.
A verdade sobre o reforço de médicos é idêntica, a CDU só age para fazer campanha, porque não é quando faltam médicos que se deve agir, deve-se agir, negociar, exigir, antes, para que nunca haja falta. Não é depois de casa roubada trancas à porta.
Basta ver o tipo de política que andam a fazer, dizendo que se o PS ganhar acabam-se os almoços, despede-se toda a gente, tiram-se os transportes às crianças, etc. Abram bem os olhos e percebam que não acabam os almoços, o que não vai acontecer é utilizar dinheiros públicos para almoços e lanches, todos os dias desde 1 de Outubro, utilizados para a campanha da CDU. As pessoas que trabalham na Câmara, com excepção dos cargos políticos, acessores e adjuntos, irão continuar. O que é necessário é cultivar uma política de trabalho e de aproveitamento das potencialidades de cada um e não apenas para cativar votos.
Os transportes das crianças para a escola vão obviamente continuar.
Será que ao fim de 33 anos ainda não se convenceram que este modelo está esgotado. Quantos mais anos é preciso esperar para encararem a realidade.

poolman disse...

:)

Obrigado pela atenção aos números mas posso afirmar que os resultados das juntas dão mais trabalho.. ainda só vou a meio de Avis.

em relação ao método hondt para eleição o jarmando já fez a análise e correcta.Sendo que a redução do número de eleitores e os níveis de abstenção poderá alterar os valores mas isso só lá para as 21:00 de Domingo saberemos.

De notar para mim, o aumento de eleitores no 2° e 3° acto eleitoral. depois dá-se um decréscimo constante em todo o interior.

luis filipe garcia disse...

bom trabalho.
seria interessante a mesma análise em termos relativos (percentagem)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Já que o copiar e colar não custa nada, eu também o faço, como anónimo claro, se por ventura alguem tiver dúvidas as actas das Assembleias Municipais são públicas qualquer cidadão as pode consultar e qualquer cidadão pode assistir ás reuniões da Assembleia Municipal, por isso não falem sem estarem informados, assistam e intervenham um cidadão informado vale por dois.

Anónimo disse...

Acredito que as pessoas deste concelho até gostavam de mudar a gerencia da autarquia, mas o receio é geral... A oposição apresenta-se como uma não escolha ou uma não alternativa. Carregada de pessoas com interesses e situações de vida bastante dubias, que mesmo sem poder já hajem como se o tivessem. A ansia de mandar e de exaltação de poder é enorme.

Resta-me renegar aos meus principios morais e votar CDU, não porque são os melhores, mas porque são os menos maus....

Anónimo disse...

A propósito do último post, é evidente que a lista do PCP está longe de ser boa, quanto mais a melhor.
Só quem não conhece as capacidades de (NÃO)trabalho da maioria das caras dos cartazes, e para isso basta vê-los(as) desfilar pelos lugares que ocupam na CM, para nos aperceber que não se vê nada de nada de concreto, só quem não vê isso é pode votar nestas pessoas.

Poolman disse...

Os comentários eliminados resumo-os a estas linhas:

A CDU-Avis tem um blog, no qual exprimem a opinião e ponto de vistas políticos.

Leia-se os posts

SAiba a Verdade I

SAiba a Verdade II

SAiba a Verdade III
...

Resumido foi um simples copy paste de um blog que por acaso este blog até tem referência para lá.

Não abusem...

Agora disse...

Após as eleições autárquicas, e depois de serem conhecidos os resultados ao nível do nosso concelho, onde a CDU voltou a ganhar mas não de forma tão expressiva e onde se viu uma subida cabal do PS, espero agora que os eleitos da oposição, façam uma oposição cabal tal como o seu resultado.
Que essa oposição seja comunicativa para com os cidadãos, que esta oposição mostre as suas propostas, que dei conhecimento das mesmas, que mostre que mereceu a confiança destas eleitores e dos outros.

Façam comunicados a POPULAÇÃO deixem os mesmos nos estabelecimentos comerciais, mas façam os mesmos com regularidade, não apenas de seis em seis meses ou de ano a ano, mas sim a cada reunião de câmara, a cada assembleia municipal, para que deste modo a população esteja a ser sempre informada e para que a mesma não esqueça e não os veja apenas de quando em vez.

E não falo apenas dos dois vereadores da câmara, mas de todos os eleitos nas freguesias,