quinta-feira, maio 13

Hoje é Dia da Espiga e de más notícias

Cá por Avis ainda há algumas pessoas que neste dia efectuam a recolha da dita.
Pessoalmente na primária também ia efectuar a colecta da mesma.
A saber-se a 'Espiga' é constituída por:
.
Espiga – Pão
Malmequer – Ouro e prata
Papoila – Amor e vida
Oliveira – Azeite e paz
Videira – Vinho e alegria
Alecrim – Saúde e força
.
O ramo é guardado ao longo de um ano, até ao Dia de Espiga do ano seguinte, pendurado algures dentro de casa.
.Acredita-se que este costume, que surge mais no centro e sul de Portugal, nasceu de um antigo ritual cristão, que era uma bênção aos primeiros frutos.


-------------- " ------------------ " ------------------------- " -------------------
Entretanto o país lá continua na sua marcha... triste ou não. Mas as notas são

Portugueses vão pagar novo imposto sobre salários todos os meses
Por todas as razões sobejamente conhecidas e pelas quais desde que foram criados os impostos têm os mesmos sempre sido aumentados.


Habitação: Mais de 2500 desempregados recorreram à linha de crédito para pagar empréstimos
Ora esta é uma daquelas medidas que se vê logo à partida que tem estado a chegar a quem mais precisa (ou a quem tem mais 'conhecimentos'), a mim faz-me um pouco espécie e a fazer fé no artigo noticioso que 1584 requerentes tenham consumido 105 milhões de euros de ajuda o que equatitativamente dividido dá o simbólico valor de 66 287 € (sessenta e seis mil duzentos e oitenta e sete euros)... que é como quem diz o valor de uma casa!
Tenho algumas dúvidas disto... mas isto sou eu que sou contra.

Governo vai aumentar impostos
Algo que ninguem estava à espera, uma vez mais culpa da crise internacional, senão é do Barroso que fugiu, senão é do Cavaco e dos subsídios, senão é do Salazar ou então de El-Rei D. Carlos que era um artista.
A mim preocupa-me que o único problema deste país sejam os funcionários públicos esse é que é o problema.
E deixa-me apreensivo os políticos baixarem os seus vencimentos 5%, que quer dizer que toda a função pública vai baixar os deles 15% assim como fez a vizinha Espanha.
Ah porra!! Lá foi ao contrário... deixa já está, culpa-se a crise internacional e vilipendia-se os do costume.




Mas pronto, depois deste aperto de cinto e para o ano vamos....
Apertar o cinto mais uma vez... tem sido sempre assim porque haveríamos de mudar.

Com sapiência do saber popular versejou Jaime Manta Branca há considerável tempo atrás algo que se vai tornando cada vez mais próximo, fico na dúvida se não será premonição do Bandarra

Não vejo senão canalha
De banquete para banquete,
Quem produz e quem trabalha
Come açordas sem "azête"

Poderão ler o conjunto das décimas aqui!


3 comentários:

Anónimo disse...

ah pois é! ás vezes parece que se quer acordar do pesadelo e não se acorda! o grande problema é que esse pesadelo ainda agora começou!!!

Acrescento em relação á espiga:
Foi-me transmitido que a espiga nunca deveria ficar com o ramo virado para baixo, caso contrário iriamos atravessar tempos de dificeis! E ás vezes lá andava eu a ajeitar o ramo! lol

Poolman disse...

:D Algo me diz que anda para aí muita gente com a 'Espiga' virada para baixo e agora deu no que deu!

Anónimo disse...

ah pois!