sexta-feira, julho 8

Vespa =/= Abelha, quanto mais MAIA

Lá por terem asas.
Uma Abelha e uma Vespa não são a mesma coisa.

Uma Abelha
Abelhas são insetos, pertencentes à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea, aparentados das vespas e formigas. Os indivíduos adultos se alimentam geralmente de néctar e são importantes agentes de polinização. As abelhas polinilizam flores de cores monótonas, escuras e pardacentas.
Uma abelha visita dez flores por minuto em busca de pólen e do néctar. Ela faz, em média, quarenta vôos diários, tocando em 40 mil flores. Com a língua, as abelhas recolhem o néctar do fundo de cada flor e o guardam numa bolsa localizada na garganta. Depois voltam à colmeia e o néctar vai passando de abelha em abelha. Desse modo a água que ele contém se evapora, ele engrossa e se transforma em mel.
A abelha tem cinco olhos. São três pequenos no topo da cabeça e dois maiores na frente.
Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano, para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores.
Uma colmeia abriga até 80 mil abelhas. Tem uma rainha, alguns zangões e milhares de operárias. Se nascem duas rainhas ao mesmo tempo, elas lutam até que uma morra. A abelha-rainha vive até dois anos, enquanto as operárias não duram mais que um mês e meio.
Apenas as abelhas fêmeas trabalham. A única missão dos machos é fecundar a rainha. Depois de cumprirem essa missão, eles não são mais aceitos na colmeia. Ficam de fora, até morrer de fome. As abelhas-rainhas põem 3 mil ovos num único dia.
A abelha operária, encarregada da proteção da colmeia, tem um ferrão com pequenas farpas, o que impede que seja retirado com facilidade da pele humana. Depois de dar a ferroada, a abelha tenta escapar, por causa das farpas, a parte posterior do abdômen, onde se localiza o ferrão, fica presa na pele da pessoa e a abelha morre. Já ao picar insetos, a abelha consegue retirar as farpas da vítima e sobrevive.





A Vespa!!!
As vespas são insectos pertencentes à ordem Hymenoptera, sub-ordens Apocrita ou Symphyta. As larvas da ordem Apocrita são usualmente carnívoras ou parasíticas, enquanto que as Symphitas são herbívoras.
No Brasil também são chamadas "marimbondos" ou em algumas regiões do sul, "zangos".
Características
As seguintes características estão presentes na maioria das vespas:
Dois pares de asas (excepção: fêmeas da famíla Mutillidae)
Um ferrão (apenas presente nas fêmeas porque deriva do ovipositor)
Escasso ou nenhuma pilosidade (em contraste com as abelhas); excepção: Mutillidae
Predadores or parasitas, maioritariamente de outros insectos; algumas espécies de Pompilidae, especializaram-se em utilizar aranhas, principalmente tarântulas como hospedeiras
As vespas são extremamente importantes no biocontrolo natural uma vez que quase todas os insectos considerados como praga têm uma vespa como predador natural.
Pode Também SER UMA MOTA



E tem mais.
A ‘Abelha Maia’ é esta!
Eu era piquinino quando dava na TV