segunda-feira, outubro 27

Discriminação

Isto aconteceu num vôo da BRITISH AIRWAYS entre JOANESBURGO e LONDRES.

Uma senhora branca, de uns cinquenta anos, senta-se ao lado de um negro.
Visivelmente perturbada, ela chama a hospedeira.

- Qual o problema? Pergunta a hospedeira.
- Mas você não está a ver? Responde a senhora.
Você me colocou ao lado de um negro. Eu não consigo ficar ao lado destes nojentos. Arranje-me outro lugar.
- Por favor senhora, acalme-se. Diz a hospedeira.
- Quase todos os lugares deste vôo estão ocupados.
Vou ver se há algum lugar disponível.

A hospedeira afasta-se e volta alguns minutos depois.

- Minha senhora, como eu suspeitava, não há lugares vagos na classe económica.
Eu conversei com o comandante e ele me confirmou que não há mais lugares na executiva. Entretanto ainda temos um lugar na primeira classe.

Antes que a senhora pudesse fazer qualquer comentário, a hospedeira continua:

- É totalmente inusitado a companhia conceder um assento de primeira classe a alguém da classe económica, mas, dadas as circunstâncias, o comandante considerou que seria escandaloso alguém ser obrigado a sentar ao lado de
uma pessoa tão execrável.

E dirigindo-se ao negro, a hospedeira completou:
- Portanto senhor, se for de sua vontade, pegue nos seus haveres que o lugar da primeira classe esta à sua espera.

"E todos os passageiros ao redor que, chocados, acompanhavam a cena, levantaram-se e aplaudiram".

Sem comentários: