quarta-feira, fevereiro 25

Carnaval 2009 - O meu rescaldo

Mais um ano mais um Carnaval.
Cada vez mais importamos o brasileiro e o português "trapalhão e das partidas" vai-se perdendo. Até porque ao realizar-se algumas partidas o mais provável é ir-se preso.

Como nota negativa a minha ausência do desfile... ou se calhar é positiva, isto nunca se sabe lá muito bem.

Deixo aqui uma réstia de imagens dos vário temas.


Ludoteca Municipal - Avis
-
-
-

Ludoteca Municipal - Alcórrego e Maranhão
-
-
-

Ludoteca Municipal - Aldeia Velha
-
-
-

Ludoteca Municipal - Benavila e Valongo
-
-
-

Ludoteca Municipal - Figueira e Barros
-
-
-

Ludoteca Municipal - Ervedal
-
-
-

Creche - Sta. Casa da Misericórdia
-
-
-

Casa do Benfica em Avis
-
-
-

Lar - Sta. Casa da Misericórdia
-
-


Talibã Mistério
-
-
-

Prémio de 2009 atribuído por este blog!
O ataviado 'Jargulino'

terça-feira, fevereiro 24

Isto não me parece um bom negócio....

Não sei bem porque mas este negócio que anda a par e par com o da recolha do lixo não me parece que para nós seja um bom negócio.



Águas de Portugal pretende um acordo - Autarcas estão numa encruzilhada
...
A questão colocada à ampla discussão tem a ver com a constituição de uma Parceria entre os Municípios do Distrito e a Águas de Portugal. Visa um projecto de integração dos serviços de águas e saneamento que, a concretizar-se, pode trazer múltiplas alterações, quer na forma de funcionamento, ou ainda nos custos ao consumidor.

terça-feira, fevereiro 3

Guerra Colonial 1961-1974

Hoje numa volta pela internet esbarrei com um site da Associação 25 de Abril

Guerra Colonia 1961-1974

Um site com muita informação organizada e atractivo visualmente.
O engraçado é que esbarrei com o site no dia oficial da abertura :D



Para referência existem também os seguintes espaços.

Dos Combatentes da Guerra do Ultramar
Espaço criado por combatentes. Algo confuso mas possivelmente na internet o mais antigo e com mais informção.

Luis Graça & Camaradas da Guiné
"Não deixes que sejam os outros a contar a tua história por ti" é o mote para que a memória perdure:
Este possivelmente um dos mais consultados na internet e com mais visibilidade

Guerra Colonial
Um site já com algum tempo na internet mas com muita e boa informação e referências.

sexta-feira, janeiro 16

Melhorias?!?! no trânsito em Avis

Pois é, efectuou-se mais alterações à navegação em Avis, localidade.

A rua Outeiro da Saudade (ali junto às grades) agora efectua-se em sentido descendente... mas só para quem venha do lado da Rua José Diogo Paes (café da 'Leonor').

Como óbvio esta alteração é devidamente fundamentada... se porventura me demonstrarem as vantagens de 90% das alterações de trânsito efectuadas no último ano eu refomulo este post.

Para já deixo uma imagem com as novas voltas do trânsito. Para já... que para a semana haverá mais novidades!


Soube de fonte insegura que estas alterações serão temporárias e em virtude de umas obras ali para os lados da 'Meia-Laranja'...
.
Espero é que sejam para bem... e não como as do trânsito que até ao momento de bom ainda só tiveram as manifestações de desagrado, se bem que até essas ainda com pouca expressão.
.
Em relação a estas intervenções....
.
Se não querem cá as pessoas digam, que nós os habitantes vamos embora para dar espaço aos turistas.... porque criar condições para fim de semana é algo que me deixa a mim que habito cá, e utilizo durante a semana os espaços, digamos que assim algo aborrecido!
.
Mas pronto só cá passo 7 dias por semana!
.
.
.
=======================================
Actualização a 20 de Janeiro de 2009
.
Foi 'Editalado' pelo Município as alterações de Trânsito efectuadas.
.
Ah... só uma nota, agradece-se o edital, mas para a próxima se pudessem, editavam-no se faz favor antes da ocorrência. Obrigado.
=======================================
Actualização a 23 de Fevereiro de 2009.
Já foi reposta a "normalidade" no tráfego

quarta-feira, janeiro 14

Dia 'embuziado' com Jardim renovado

O dia acordou assim 'marcambúzio' mas com um jardim renovado,

ou melhor dizendo, deitou-se já ontem com o jardim renovado.

Estando já aberto à população o renovado espaço do 'Jardim da meia laranja'... registado nos livros como Passeio do Mestre de Avis (ou algo lá perto disto)

A imagem demonstra o aspecto do renovado espaço, há alguns desagrados com o espaço, mas sei de fonte segura que uns dos desagrados irá ser solucionado com bastante brevidade.

Pessoalmente acho que o espaço ficou agradável... assim mais limpo.

:P e até se torna cómico a luz azul 'xuning' no chão.

Ah.. e espero que o Município tenha informado o Sr. Ministro que a obra tá pronta, não vá ele querer marcar na agenda uma visita cá.







.........................................................................................

Ah... e o espaço Do Castelo no passado dia 12 de Janeiro alertou para as placas de sinalização vertical e o perigo que as mesmas representavam.

Ficará então satisfeito de saber e todos os lesados que ainda que tardia a decisão, mas estão a ser retiradas as placas penso que para aumentar a altura das mesmas como já havia acontecido com as colocadas junto ao centro de saúde.

terça-feira, janeiro 13

If...

If you can keep your head when all about you
Are losing theirs and blaming it on you,
If you can trust yourself when all men doubt you,
But make allowance for their doubting too;
If you can wait and not be tired by waiting,
Or being lied about, don't deal in lies,
Or being hated, don't give way to hating,
And yet don't look too good, nor talk too wise:

If you can dream - and not make dreams your master;
If you can think - and not make thoughts your aim;
If you can meet with Triumph and Disaster

And treat those two impostors just the same;
If you can bear to hear the truth you've spoken
Twisted by knaves to make a trap for fools,
Or watch the things you gave your life to, broken,
And stoop and build 'em up with worn-out tools:

If you can make one heap of all your winnings
And risk it on one turn of pitch-and-toss,
And lose, and start again at your beginnings
And never breathe a word about your loss;
If you can force your heart and nerve and sinew
To serve your turn long after they are gone,
And so hold on when there is nothing in you
Except the Will which says to them: 'Hold on!'

If you can talk with crowds and keep your virtue,
' Or walk with Kings - nor lose the common touch,
if neither foes nor loving friends can hurt you,
If all men count with you, but none too much;
If you can fill the unforgiving minute
With sixty seconds' worth of distance run,
Yours is the Earth and everything that's in it,
And - which is more - you'll be a Man, my son!




Rudyard Kipling
'Rewards and Fairies' in 1909

sexta-feira, janeiro 9

E o Sino voou...

Pois é... nos últimos meses a Ermida de Nª Sra. de Entre Águas tem sido visitada pelos meliantes.

Desta vez as vítimas foram os sinos.

Relato o escrito na edição impressa do Correio da Manhã de 8 de Janeiro de 2008.

O melhor se calhar é por lá uma empresa de segurança a tempo inteiro, não se vão lembrar de a seguir levar as paredes.

Ah... e também não me espantava ver os santos e demais materiais furtados à venda aí num qualquer local ao rés da estrada.

E também não venham para cá com ataques pessoais que não resolvem nada, excepto demonstração de frustações!

Está assim um Calor Esquisito

É assim... não está nada de anormal segundo me recordo... mas os meus 15 anos de vida não me deixam muita memória!...


Agora sempre me recordo de inverno haver uma ou duas semanas de muito frio.

Esta é uma delas.

A imagem mostra a leitura às 9 da manhã em Benavila. -3,5 ºC é fresquinho...

terça-feira, janeiro 6

Orientem-se aqui perto

Está aí à porta mais uma edição do Norte Alentejano O'Meeting
desta vez o evento decorre em Alter do Chão. E já nos dias 24 e 25 de Janeiro
as inscrições para não federados decorrem até dia 17.
Cada pessoa paga 6,00 € + Seguro (1,75 ou 3,00)
+ Informações


Entretanto continua a decorrer o 3º Troféu Ori-Alentejo
Com algumas etapas aqui próximo e com inscrições a preço convidativo.
O ambiente é simpático e as provas também.
A saber decorre já este fim de semana na localidade de Erra a 4ª etapa
é ver o site com as informações da 4ª etapa.



E em Fevereiro de 21 a 24
Decorre no concelho vizinho de Mora o Portugal O'Meeting

domingo, dezembro 21

De forma alguma podem ser boas notícias...

Chegou o inverno... e más notícias!

Saúde:
Responsáveis da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano apresentam demissão em bloco


Portalegre, 21 Dez (Lusa) - O conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) apresentou a sua demissão em bloco à ministra da Saúde, Ana Jorge, revelou hoje à agência Lusa fonte hospitalar.

De acordo com a mesma fonte, os directores de serviços de médicos e de enfermagem do hospital de Portalegre e os directores de quinze dos 16 centros de saúde que compõem a ULSNA também apresentaram a sua demissão.
...
...

quarta-feira, novembro 26

Centro de Saúde de Avis - Aviso

Por razões várias tive de efectuar uma deslocação ao Centro de Saúde e eis que compreendo algumas das alterações no funcionamento.
Os utentes agradecem a informação prestada pelo Gabinete de Documentação, Informação e Divulgação do Centro de Saúde de Avis.

Para evitar mal entendidos alguns dias após a entrada em vigor do novo modelo de funcionamento o Director, assina o Aviso para os utentes.

Foi afixado e de distribuição gratuita o seguinte aviso que este espaço passa a transcrever.

Aviso Centro de Saúde de Avis



Mantenho a minha opinião!
Quero 5 Médicos colocados em Avis!
E não que as alterações efectuadas por decretos reduzam essa dotação.

Efectuo esforços de cidania para o conseguir, se bem que acredito que não temos qualquer tipo de expressão... o que são 5000 pessoas... senão um número insignificante....


Espero que todos tenham a mesma preocupação... e agradecia que neste espaço deixassem de parte os ataques pessoais.

terça-feira, novembro 25

"Todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover" in CRP

Constituição da República Portuguesa
Lei Constitucional nº 1/2005 de 12 de Agosto
Sétima revisão constitucional


Artigo 9.º
(Tarefas fundamentais do Estado)

São tarefas fundamentais do Estado:

.....

c) Defender a democracia política, assegurar e incentivar a participação democrática dos cidadãos na resolução dos problemas nacionais;

d) Promover o bem-estar e a qualidade de vida do povo e a igualdade real entre os portugueses, bem como a efectivação dos direitos económicos, sociais, culturais e ambientais, mediante a transformação e modernização das estruturas económicas e sociais;



Artigo 64.º
(Saúde)


1. Todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover.


2. O direito à protecção da saúde é realizado:

a) Através de um serviço nacional de saúde universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito;


b) Pela criação de condições económicas, sociais, culturais e ambientais que garantam, designadamente, a protecção da infância, da juventude e da velhice, e pela melhoria sistemática das condições de vida e de trabalho, bem como pela promoção da cultura física e desportiva, escolar e popular, e ainda pelo desenvolvimento da educação sanitária do povo e de práticas de vida saudável.



3. Para assegurar o direito à protecção da saúde, incumbe prioritariamente ao Estado:

a) Garantir o acesso de todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica, aos cuidados da medicina preventiva, curativa e de reabilitação;

b) Garantir uma racional e eficiente cobertura de todo o país em recursos humanos e unidades de saúde;


….


4. O serviço nacional de saúde tem gestão descentralizada e participada.









Declaração Universal dos Direitos Humanos


ARTIGO 25.º


1 - Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.

sexta-feira, novembro 21

+ Internet

Num tempo de poupar, eis que existem comunidades na internet com dicas.

Thrifty Fun

é uma delas, o espaço encontra-se em inglês uma vez que o mesmo é Norte Americano.
Mas poderia ser português dadas as soluções de 'desenrascanço' por lá apresentadas

quinta-feira, novembro 20

Divertimento?!

Os japoneses são uns 'seres' para mim caricatos e acima de tudo estranhos...
Assistam pois a este vídeo.

Futebol com Binóculos

melhor só mesmo o
Takeshi Castle

Estranhas formas de divertimento!

terça-feira, novembro 11

Dia de São Martinho

Este ano pelo São Martinho não tive oportunidade de me deslocar ao concelho vizinho, mais propriamente à localidade de Pavia.

Sendo prática corrente à 50 anos atrás foi-se perdendo por razões várias.
Consiste na noite de são martinho escrever nas paredes com carvão uma quadra acerca dos moradores dessa habitação.

Começando o versejar por...

És irmão do São Martinho

Mas até ao final desta semana tentarei colocar aqui neste mesmo post uma fotografia da tradição já com alguns anos.

segunda-feira, novembro 10

Centro de Saúde de Avis

Pois é meus caros e caras visualizantes deste espaço.

O centro de saúde de avis atravessa possivelmente momentos menos bons.

Mas para já tem algo de bom! um Jogo!

O jogo do " vamos lá tentar descobrir em que porta é que seremos atendidos"...

Por falta de técnicos de saúde nas várias áreas, eis-nos em problemas.

sinceramente acredito em mais um ano... data até à qual o nosso 'querido e bem amado' governo central, fazendo contas muito apuradas vai concluir que basta os serviços funcionarem de 2ª a 6ª das 9 às 17.

E se alguém tentar protestar irão demonstrar pela política dos números de A+B que a medida será um sucesso!

quinta-feira, outubro 30

Extreme


Custou caro esta manhã a despertar, mas lá se conseguiu.

Um bom espectáculo, de 2 horas! Muita animação!
E em palco um músico com orgulho em ser português!

Para mais informações ao espectáculo aconselho a leitura deste artigo abaixo que transcreve com verdade o ocorrido!


Extreme cheios de energia no Coliseu de Lisboa

quarta-feira, outubro 29

22ª Baja - Portalegre 500

É já este fim de semana, mais uma edição... a acompanhar também na Rádio Portalegre.


O ritual já é diferente de há uns anos, mas ainda assim temos sempre de ir cheirar!


O mapa, os srs da organização disponibilizaram-no ontem!