segunda-feira, julho 21
Praia Fluvial no Maranhão
Por cá há coisas boas e muitas...
Uma delas a Albufeira
A reportagem pode ser vista aqui!!
Acerca da coexistência pacífica... isso já são outros diálogos para um post futuro...
quarta-feira, julho 16
Património Imaterial do Ervedal
terça-feira, julho 15
Porque não passear...
Pessoalmente sugiro em primeiro o Museu da Tapeçaria de Portalegre, um espaço agradável, com bonitas obras de arte.
Depois ainda em Portalegre uma passagem pelo renovado Castelo de Portalegre e um pulinho à Casa Museu José Régio, parando ali perto a tomar um refresco numa convidativa esplanada.
Outra sugestão....
Para o lado oposto em Abrantes, uma tarde bem passada no Parque de São Lourenço, parque Urbano
O acesso é fácil... o espaço agradável.
Podeís levar a miudagem que o Clube das Pinhas tem múltiplas actividades. Até mesmo para os Graúdos. A comida... levar o farnel e aproveitar os vários assadores e degustar um churrasco.
Quem preferir água... poderá sempre passar umas horas pela Aquapolis, igualmente um espaço bastante agradável.
terça-feira, julho 8
Trânsito Novo em Avis ... e Centro de Saúde com -1 Clínico
Por isso todos quantos dirigirem na parte alta da vila... vão-se ambientando às voltinhas.
Mas com o tempo habituamo-nos... espero...
Centro de Saúde... Um clínico a menos.
Adicionado ao post em 14 de Julho de 2008
Dada a quantidade de comentários aqui colocados renovo o título deste post.
E para os que não entendam o que se passa, resumidamente explico.
A partir de 1 de Agosto o Centro de Saúde de Avis passará a contar com unicamente 3 clínicos de Medicina Geral.
Podem ler o que dá origem a tanto comentário no blog Do Castelo
Pessoalmente entristece-me a situação uma vez que não creio que seja por cá colocado outro Profissional da área... só se for de algum seguro de saúde, uma vez que nas sociedades modernas dos números, o concelho de Avis mais não é que um número insignificante.
A próxima passada das administrações (e não incluo a local que essa nada manda neste caso) será nova redução de horário, e mais incentivo a todos e cada um ter um seguro de saúde...
Mas pode-se sempre tentar...
Ir ao locais certos fazer barulho e mostrar o desagrado da situação.
(se bem que não valerá de muito.. uma vez mais este concelho é um número demasiado pequeno)
sexta-feira, julho 4
Para Sorrir :)
O alentejano começa a olhar e pergunta:
- Por acaso você nunca apareceu na televisão?
Ao que o Sr. responde:
- Sim, eu costumo ir a muitos concursos de cultura geral e por isso o Sr. deve-me conhecer daí.
Como a viagem vai ser longa, você por acaso não quer fazer um jogo comigo?
- Pode ser - respondeu o alentejano.
- Então fazemos assim: como eu tenho mais cultura que o Sr., você faz-me uma pergunta sobre um assunto qualquer e se eu não souber responder, dou-lhe 100 euros.
A seguir faço-lhe eu uma pergunta e se não souber a resposta,dá-me só 10 euros. Concorda?
- Vamos a isso - respondeu o alentejano confiante.
- Então eu faço-lhe a primeira pergunta. Diga-me o nome da pessoa que escreveu 'Os Lusíadas', aquele poeta só com um olho, que dignificou Portugal ?
O alentejano começa a pensar e passados alguns instantes diz:
- Nã sei. Ê não sei leri.
- A resposta era Luís de Camões. Dê-me os 10 euros e faça-me uma pergunta qualquer.
- Tomi. Bem, qual é o animali que se o encostar a um chaparro sobe-o com quatro patas e desce-o com cinco patas?
- Olhe, essa nem eu sei - respondeu o homem muito admirado.
- Então passe para cá os 100 euros.
- Tome. Mas agora diga-me, que animal é esse?
- Tamém nã sei. Tome lá 10 euros.
Os "Novos" Talões no Multibanco
Intrigava-me 3 linhas que apareciam agora nos talões do Multibanco... decidi tentar saber o que era.... após saber... olha fiquei na mesma... Transcrevo aqui a nota de uma das entidades bancárias
Decorrente da entrada em vigor do Aviso n.º 3/2008 do Banco de Portugal foram implementadas alterações na apresentação dos saldos de Contas à Ordem nomeadamente, na Consulta de Saldos e de Movimentos no NetBanco Particulares, Netbanco Empresas, Banca Telefónica, Selfbanking e ATMs da Rede Multibanco.Assim, os novos saldos decompõem-se da seguinte forma:
Saldo Autorizado - Constituído por fundos do Cliente e cuja utilização poderá implicar o pagamento de juros e outros encargos. Integra valores tais como, limites de descoberto, linhas de crédito automáticas e cativos de vencimento. Corresponde ao antigo Saldo Disponível.
Saldo Disponível - Valores cuja movimentação pelo Cliente não está sujeita a juros ou outros encargos Assenta no Saldo Contabilístico, descontados os cativos a débito, os valores indisponíveis e os créditos com data-valor futura.
Saldo Contabilístico - Resulta da diferença entre os créditos e os débitos efectuados na conta de depósitos à ordem, provenientes de depósitos em numerário, cheques, etc.
Em resumo, o Saldo Disponível deixou de considerar os descobertos autorizados na conta, que agora se encontram reflectidos no Saldo Autorizado
quinta-feira, julho 3
Jornal A Ponte - Mês de Julho

Agradeço o envio da mesma e retribuo com a aquisição da edição e divulgação da mesma neste espaço.
E a capa para o concelho de Avis vem recheado de entrevistas e reportagens sobre o concelho e gentes... de cá e que por cá se acostumaram.
quinta-feira, junho 26
Para Breve Nova Sinalética.. Alterações à Circulação Rodoviária
Passaremos a circular por vias de sentido único em muitas partes da vila com especial incidência as alterações para a 'zona alta da vila'.
Faz esta obra parte da Valorização do Centro Histórico a par da obra da Envolvente da Muralha, da Praça Serpa Pinto, do Largo Cândido dos Reis, Largo do Pelourinho entre outros.
Para já estão tapados... Mas em breve certamente surgirão à vista.
Originando da parte dos Munícipes críticas (que surgem sempre que há uma alteração, se bem que muitas vezes não propriamente dotadas de boas maneiras e outras só porque temos de encontrar defeitos) e da parte de quem planeou... alguma aversão às mesmas. (Ainda que sejam críticas úteis)
Faz parte... as diferenças de opinião.
quarta-feira, junho 25
Porque não Passear?? e já agora Publicidade!
Por hora encontrar-se-à por lá e até à data de 21 de Setembro a exposição
À volta do Papel , 100 artistas
+ Outro Passeio...
A aproveitar e a efectuar a partir de 4 de Julho de 2008
Abertura ao Público de Castelo de Alter do Chão

E a Publicidade..
recebi neste mesmo blog da parte de João Mota... Publicidade... que decido partilhar!
Petiscano 2008 ...
e nós gostamos de petiscos
como tal no Cano nos dias 1 a 3 de Agosto será possível degustar bons petiscos certamente!
segunda-feira, junho 23
Praça Serpa Pinto
Dentro muito em breve, o trânsito passará a efectuar-se no sentido descendente, naquele espaço que foi antigamente uma praça, agora um parque de estacionamento.
Irá surgir pela vila mais alterações ao trânsito.
A título pessoal, não tenho nada contra a antena da GNR, mas contra as obras na Praça Serpa Pinto não compreendo a necessidade das mesmas, mas sei que com o tempo nos habituamos
Para já estranha-se... depois entranha-se!
quarta-feira, junho 18
Como os tempos mudam...
* Situação: O Pedro está a pensar ir até ao monte depois das aulas. Assim que entra no colégio mostra uma navalha ao João, com a qual espera poder fazer uma fisga.*
Ano 1978: O director da escola vê, pergunta-lhe onde se vendem, mostra-lhe a sua, que é mais antiga, mas que também é boa.
Ano 2008: A escola é encerrada, chamam a Polícia Judiciária e levam o Pedro para um reformatório. A SIC e a TVI apresentam os telejornais desde a porta da escola.
* Situação: O Carlos e o Quim trocam uns socos no fim das aulas.*
Ano 1978: Os companheiros animam a luta, o Carlos ganha. Dão as mãos e acabam por ir juntos jogar matraquilhos.
Ano 2008: A escola é encerrada. A SIC proclama o mês anti-violência escolar, o Jornal de Notícias faz uma capa inteira dedicada ao tema e a TVI insiste em colocar a Moura-Guedes à porta da escola a apresentar o telejornal, mesmo debaixo de chuva.
* Situação: O Jaime não pára quieto nas aulas, interrompe e incomoda os colegas.*
Ano 1978: Mandam o Jaime ir falar com o Director, e este dá-lhe uma bronca de todo o tamanho. O Jaime volta à aula, senta-se em silêncio e não interrompe mais.
Ano 2008: Administram ao Jaime umas valentes doses de Ritalin. O Jaime parece um Zombie. A escola recebe um apoio financeiro por terem um aluno incapacitado.
* Situação: O Luís parte o vidro dum carro do bairro dele. O pai saca do cinto e espeta-lhe umas chicotadas com este.*
Ano 1978: O Luís tem mais cuidado da próxima vez. Cresce normalmente, vai à universidade e converte-se num homem de negócios bem sucedido.
Ano 2008: Prendem o pai do Luís por maus tratos a menores. Sem a figura paterna, o Luís junta-se a um gang de rua. Os psicólogos convencem a sua irmã que o pai abusava dela e metem-no na cadeia para sempre. A mãe do Luís começa a namorar com o psicólogo. O programa da Fátima Lopes mantém durante meses o caso em estudo, bem como o Você na TV do Manuel Luís Goucha.
* Situação: O Zézinho cai enquanto praticava atletismo, arranha um joelho. A sua professora Maria encontra-o sentado na berma da pista a chorar. Maria abraça-o para o consolar.*
Ano 1978: Passado pouco tempo, o Zézinho sente-se melhor e continua a correr.
Ano 2008: A Maria é acusada de perversão de menores e vai para o desemprego. Confronta-se com 3 anos de prisão. O Zèzinho passa 5 anos de terapia em terapia. Os seus pais processam a escola por negligência e a Maria por trauma emocional, ganhando ambos os processos. Maria, no desemprego e cheia de dívidas suicida-se atirando-se de um prédio. Ao aterrar, cai em cima de um carro, mas antes ainda parte com o corpo uma varanda. O dono do carro e o do apartamento processam os familiares da Maria por destruição de propriedade. Ganham. A SIC e a TVI produzem um filme baseado neste caso.
* Situação: Um menino branco e um menino negro andam à batatada por um ter chamado 'chocolate' ao outro.*
Ano 1978: Depois de uns socos esquivos, levantam-se e cada um vai para sua casa. Amanhã são colegas.
Ano 2008: A TVI envia os seus melhores correspondentes. A SIC prepara uma grande reportagem dessas com investigadores que passaram dias no colégio a averiguar factos. Emitem-se programas e documentários sobre jovens problemáticos e ódio racial. A juventude Skinhead finge revolucionar-se a respeito disto. O governo oferece um apartamento à família do miúdo negro.
* Situação: Tens que fazer uma viagem.*
Ano 1978: Viajas num avião de TAP, dão-te de comer, convidam-te a beber seja o que for, tudo servido por hospedeiras de bordo espectaculares, num banco que cabem dois como tu.
Ano 2008: Entras no avião a apertar o cinto das calças, que te obrigaram a tirar no controle. Enfiam-te num banco onde tens de respirar fundo para entrar e espetas o cotovelo na boca do passageiro ao lado. Se tiveres sede o hospedeiro maricas apresenta-te um menu de bebidas com os preços inflacionados 150%, só porque sim. E não protestes muito, senão quando aterrares enfiam-te o dedo mais gordo do mundo pelo cú acima para ver se trazes drogas.
* Situação: Rui, 19 anos, com fama de playboy, ganha dinheiro à base de andar a comer gajas muito mais velhas que ele, veste roupa de cabedal justinha e cheia de picos metálicos, conduz um Toyota Corolla Van todo lixado; dá uma volta na Carina, miúda de 15 anos, hiperdesenvolvida, que já se destaca das outras gajas do bairro.*
Ano 1978: O Rui é cá um FILHO DA P*TA DUM ARTISTA!...
Ano 2008: Depois de um linchamento público a nível nacional, com especial destaque por parte de alguns tertulianos televisivos e ministros podres, José Sócrates consegue instaurar a pena de morte em Portugal. Rui tem o horror de ser o primeiro condenado à morte por esta lei nova com carácter retroactivo.
* Situação: Disciplina escolar.*
Ano 1978: Fazias uma asneira na sala de aula. O professor espetava-te duas lambadas bem merecidas. Ao chegar a casa o teu pai dava-te mais duas porque "alguma deves ter feito"...
Ano 2008: Fazes uma asneira. O professor pede-te desculpa. O teu pai pede-te desculpa e compra-te uma Playstation 3.
* Situação: Chega o Outono.*
Ano 1978: Chega o dia de mudança de horário de Verão para Inverno. Não se passa nada.
Ano 2008: Chega o dia de mudança de horário de Verão para Inverno. As pessoas sofrem de distúrbios de sono e depressão.
* Situação: O fim das férias.*
Ano 1978: Depois de passar 15 dias com a família atrelada numa caravana puxada por um Fiat 600 pela costa de Portugal, terminam as férias. No dia seguinte vai-se trabalhar e ponto final.
Ano 2008: Depois de voltar de Cancún de uma viagem com tudo pago, terminam as férias. As pessoas sofrem de distúrbios de sono, depressão, seborreia e caganeira.
terça-feira, junho 17
Cancelamento de Matrículas
Naquele país Portugal... que tem como dimensão a Assembleia da República e termina por aí... saiu um decreto para as Colónias e zonas ocupadas (Entenda-se Ilhas e o resto do Continente) que versa pelo código Dec-Lei 78/2008 que os Srs e as Sras, políticos profissionais (dado que as profissões que dizem ter ainda nunca tiveram muito tempo para as praticar...) decidiram sábiamente e a 'Bem da Nação' colocar em Vigor..
Ah e tal... Mas eles até nem queriam... foi uma directiva europeia...a culpa é do Barroso que fugiu para a Europa... senão é dos Comunistas que estão a tentar destabilizar o país.... ou podemos sempre tentar os '50 anos' de fascismo...
O certo é... como todas as últimas 'regras'... esta é mais uma para o geral e pronto... e foi muito bem pensada e muito bem analisada por uma comissão, com 7 administradores, 8 assessores e 21 secretários... em que definem que...
Em Portugal (entenda-se por este país simplesmente a Ass. da República), Colónias (Açores e Madeira) e Zonas Ocupadas (parte Ocidental da Península Ibérica) o que importa é cobrar.. Cobrar.. e Cobrar... depois é a Festa da Democracia.
Não interessam os meios nem o que se atinge, o importante é Cobrar, mas depois é ouvi-los falar tão bem, dum país lá longe... sem problemas... com um clima ameno.. que apelidam Portugal. (Também sem o dinheiro como é que compramos carritos novos???)
Ora relativo ao cancelamento de Matrículas versa o Decreto que... no art. 5º alínea 3
"São ainda canceladas oficiosamente as matrículas de veículos matriculados entre 1 de Janeiro de 1980 e 31 de Dezembro de 2000 que não tenham sido submetidos a inspecção periódica obrigatória após 1 de Janeiro de 2003."
Não importando em nada o pagamento do Imposto de Circulação, Imposto Municipal sobre Veículos ou outros...
Importa sim a Inspecção... Não interessa se o veículos estão simplesmente estacionados numa garagem, porque de momento não há dinheiro para a reparação, e porque gostamos da viatura a mantemos guardada... continuando a pagar os impostos... isso não conta.
Ora os nossos queridos habitantes 'lá da Metrópole' (que se resume ao interior da Ass. da Repub.) como são pessoas amigas do 'povo' e dos 'indígenas' e como tão bem está escrito no mesmo artº na alínea 5...
"A reposição da matrícula dos veículos referidos no n.º 3, que seja requerida no prazo de seis meses a contar da data do cancelamento da matrícula, carecendo da aprovação em inspecção extraordinária a realizar nos centros de inspecção técnica de veículos da categoria B, não está sujeita a pagamento de taxa ao IMTT, I. P."
segunda-feira, junho 16
Tinham-me dito... agora vi! :P
Triste gente... cuja existência se resume à inexistência.
As acções essas ficam com quem as practica... e se o sentido de dever cumprido é o que executam... então nem quero saber o que é quando estão em incumprimento...
Vale-nos haver por aí alguns a que podemos respeitar, porque honram o uniforme que vestem, enquanto militares e enquantos homens...
Outros... respeito unicamente o uniforme, porque a Constituição a isso obriga, e porque habito em sociedade, porque enquanto homens... nem meninos quanto mais homens!
Assim vamos lá!!!
Dá-lhes Falâncio!!!!
domingo, junho 1
segunda-feira, maio 19
+ Gasolina
Mais Gasolina
Espaço esse onde é possível saber por exemplo
Os Postos + baratos
Como é óbvio o site não é gerido pelas gasolineiras, mas sim pela boa vontade de pessoas, sendo que é possível alguns erros, mas até na não divulgação de valores por parte das gasolineiras se assiste à sua seriedade
segunda-feira, maio 12
Feira Medieval - O meu rescaldo...

Findas que estão... bailias, folguedos, liças e outras cousas...
Posso afirmar!
Parabéns! Correu pelo melhor e a festa vai-se tornando mais catita e 'madura'. (Se bem que considero Sábado e Domingo suficientes.)
O Tempo poderá ter afastado um pouco as pessoas... mas também querem o quê?? Antigamente também Chovia!
A actividade constante e os grupos 'à solta' pelo espaço animavam e entretiam quem por cá andava.
Muito Bom!! os grupos de dança, de um dos quais deixo-vos uma imagem.
E o GRANDE da Feira!!!
Esta figura abaixo fotografada, que com suas simples brincadeiras, animava sozinho todo o espaço!
Os parabéns a todos os intervenientes em especial ao 'Bobo'
segunda-feira, maio 5
Feira Medieval em Avis - 9, 10 e 11 de MAio
quarta-feira, abril 30
Menos 1 árvore
A mesma por razões muito bem fundamentadas e pela razão que todos nós sabemos todos ouvimos falar, foi desmembrada e mutilada, ficando só mesmo a raíz.
Eles lá sabem porque o fizeram...
quinta-feira, abril 24
+ Internet
A árvore da família.
Meus Parentes
é um site que permite de uma forma simples e com um interface apelativo contruir a árvore de família.
Tem uma política de privacidade boa e permite também a interacção entre vários membros da família e torna-se numa árvore de desenvolvimento conjunto caso o criador assim entenda, através da permissões aos membros.